Já na Semiótica, a comunicação é a materialização do pensamento, logo, dos signos que são transmitidos, interpretados e reinterpretados pelo receptor. Por exemplo, o emissor pode está pensando em cachorro da raça Dobermam e o receptor interpretar que esteja se falando de um cachorro da raça Poodle. Assim, desse fato o estudo da comunicação é amplo.
Mas para o estudo propriamente dito da comunicação é preciso considerar a evolução da comunicação, passando pela comunicação corporal, oral, escrita e digital.
Para haver comunicação, precisa-se do emissor, do receptor, da mensagem, do canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza.
Considerando o ambiente, este processo pode haver interferência, ruídos, o que pode levar a interpretações e compreensões não desejadas, no caso, o esquema ficaria assim:
Sabemos que a comunicação teve inicio da pré-história, onde os primeiros homens se comunicação por meio de pinturas e gestos. Na evolução da comunicação e do homem, vários "objetos/utensílios" usados para auxiliar na comunicação também foram evoluindo, antes como mencionado era por pinturas e gestos, hoje a tecnologia. A comunicação está sempre em movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário