quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação é administrar informações, são submetidas à autoridade de diretoria ou ao contratante.São divididas em:

  • Assessoria de Imprensa
  • Assessoria de Imagem
  • Assessoria de Relações Públicas
  • Assessoria Publicidade & Propaganda

Os maiores clientes da Assessoria de Comunicação, são empresas privadas, públicas, organizações não governamentais, órgãos regulamentadores, indivíduos e entre outros.

Política de Comunicação Social

São estabelecidas pela diretoria da empresa, pelo conselho diretor, pela presidência de um instituto, enfim. Deve conter princípios amplos, claros e objetivos que serão norteados pelas atividades da Assessoria de Comunicação.

  • Confiança→ necessidade de demonstrar a utilidade e os benefícios das atividades do assessorado, fazendo com que ele seja uma fonte de informação confiável.
  • Legitimidade→ constitui-se no respeito às instituições nacionais e à ordem política vigente, de modo que as atividades do assessorado sejam apresentadas e vistas alinhadas aos objetivos nacionais e, principalmente, que sejam consideradas positivas para a sociedade e jamais sofram suspeitas de serem ilícitas.
  • Responsabilidade Social→ por meio de identificação do assessorado com o interesse público através do desempenho de sua função social.
  • Verdade→ a convicção de que os produtos de Comunicação se sustentam na ética do assessorado em todos os seus ramos de atividade.
Plano de Comunicação Social


Documento que tem o objetivo estruturar ideias e programações para todas as atividades da Assessoria de Imprensa. Constitui-se à necessidade do assessorado com atitudes que deverão ser implantadas e decorre do Planejamento estratégico de comunicação. O Plano tem três funções;

  • avaliar as atividades de Comunicação na teia mediática nos seus aspectos técnico, mercadológico, organizacional, financeiro e jurídico;
  • avaliar a evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção.
  • programar as ações comunicacionais a serem desenvolvidas pela organização.
A elaboração do Plano de Comunicação Social é responsabilidade da Assessoria de Comunicação.


Planejamento de Comunicação Social

Elaboração das etapas do plano e programas de comunicação, objetivando:
  • sazonalidade
  • efeitos da economia
  • controles legais e governamentais
  • presença ou ausência de monopólios
  • fatores de retração ou estagnação no contexto social e econômico (histórico)
O Planejamento é dividido em:
  • Análise (conhecimento pelo assessor das particularidades do assessorado e do contexto)
  • Adaptação (ajusta as previsões do plano a realidade)
  • Ativação
  • Avaliação
Análise é o momento de verificar possíveis falhas e problemas da informação.

Adaptação é o momento em que se utiliza as informações que foram coletadas ma análise, com ajustes adequados de acordo com as projeções.

Ativação coloca em prática as diversas etapas das propostas e determinações do Planejamento, em sequência ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais.

Avaliação é um estudo de resultados e tentativa de previsão de conseqüências a médio e longo prazo dos produtos utilizados na ativação, buscando constatar se foram ou não adequados aos objetivos propostos.

Estratégias de Comunicação Social

Ações adotadas baseadas nas conclusões do planejamento para a construção dos produtos para a mídia, atendendo o assessorado. Estratégia é escolher realmente o que fazer, como fazer e quando fazer.

A elaboração das Estratégias de Comunicação Social e sua implementação é responsabilidade das subdivisões Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Publicidade & Propaganda ou Produção em Comunicação e Cultura. Dando diretamente com as atividades de assessoria.

Fatores de Implementação - aspectos a considerar para colocar o Planejamento em prática
  • conhecimento do ramo
  • rastreamento do ambiente de concorrência
  • rastreamento do mercado consumidor
  • rastreamento do mercado fornecedor
  • definição dos produtos de Comunicação
  • análise do "meio ambiente" no qual o assessorado está inserido
  • busca dos princípios de Marketing
  • detalhamento do processo operacional dos produtos de Comunicação
  • projeção dos resultados dos produtos de Comunicação
  • projeção das vinculações pessoais quanto aos produtos de Comunicação
  • análise financeira dos produtos de Comunicação

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