- Assessoria de Imprensa
- Assessoria de Imagem
- Assessoria de Relações Públicas
- Assessoria Publicidade & Propaganda
Os maiores clientes da Assessoria de Comunicação, são empresas privadas, públicas, organizações não governamentais, órgãos regulamentadores, indivíduos e entre outros.
Política de Comunicação Social
São estabelecidas pela diretoria da empresa, pelo conselho diretor, pela presidência de um instituto, enfim. Deve conter princípios amplos, claros e objetivos que serão norteados pelas atividades da Assessoria de Comunicação.
- Confiança→ necessidade de demonstrar a utilidade e os benefícios das atividades do assessorado, fazendo com que ele seja uma fonte de informação confiável.
- Legitimidade→ constitui-se no respeito às instituições nacionais e à ordem política vigente, de modo que as atividades do assessorado sejam apresentadas e vistas alinhadas aos objetivos nacionais e, principalmente, que sejam consideradas positivas para a sociedade e jamais sofram suspeitas de serem ilícitas.
- Responsabilidade Social→ por meio de identificação do assessorado com o interesse público através do desempenho de sua função social.
- Verdade→ a convicção de que os produtos de Comunicação se sustentam na ética do assessorado em todos os seus ramos de atividade.
Documento que tem o objetivo estruturar ideias e programações para todas as atividades da Assessoria de Imprensa. Constitui-se à necessidade do assessorado com atitudes que deverão ser implantadas e decorre do Planejamento estratégico de comunicação. O Plano tem três funções;
- avaliar as atividades de Comunicação na teia mediática nos seus aspectos técnico, mercadológico, organizacional, financeiro e jurídico;
- avaliar a evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção.
- programar as ações comunicacionais a serem desenvolvidas pela organização.
Planejamento de Comunicação Social
Elaboração das etapas do plano e programas de comunicação, objetivando:
- sazonalidade
- efeitos da economia
- controles legais e governamentais
- presença ou ausência de monopólios
- fatores de retração ou estagnação no contexto social e econômico (histórico)
- Análise (conhecimento pelo assessor das particularidades do assessorado e do contexto)
- Adaptação (ajusta as previsões do plano a realidade)
- Ativação
- Avaliação
Adaptação é o momento em que se utiliza as informações que foram coletadas ma análise, com ajustes adequados de acordo com as projeções.
Ativação coloca em prática as diversas etapas das propostas e determinações do Planejamento, em sequência ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais.
Avaliação é um estudo de resultados e tentativa de previsão de conseqüências a médio e longo prazo dos produtos utilizados na ativação, buscando constatar se foram ou não adequados aos objetivos propostos.
Estratégias de Comunicação Social
Ações adotadas baseadas nas conclusões do planejamento para a construção dos produtos para a mídia, atendendo o assessorado. Estratégia é escolher realmente o que fazer, como fazer e quando fazer.
A elaboração das Estratégias de Comunicação Social e sua implementação é responsabilidade das subdivisões Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Publicidade & Propaganda ou Produção em Comunicação e Cultura. Dando diretamente com as atividades de assessoria.
Fatores de Implementação - aspectos a considerar para colocar o Planejamento em prática
- conhecimento do ramo
- rastreamento do ambiente de concorrência
- rastreamento do mercado consumidor
- rastreamento do mercado fornecedor
- definição dos produtos de Comunicação
- análise do "meio ambiente" no qual o assessorado está inserido
- busca dos princípios de Marketing
- detalhamento do processo operacional dos produtos de Comunicação
- projeção dos resultados dos produtos de Comunicação
- projeção das vinculações pessoais quanto aos produtos de Comunicação
- análise financeira dos produtos de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário